SÃO PAULO - Na estrutura dos fundos imobiliários existem algumas peças-chave fundamentais, mas que, muitas vezes, são desconhecidas pelo público investidor. É o caso do administrador, custodiante e escriturador.
Para explicar os bastidores dos FIIs, o professor do InfoMoney Arthur Vieira de Moraes trouxe ao programa “Fundos Imobiliários” José Alexandre Freitas, sócio diretor presidente da Oliveira Trust DTVM.
Freitas explica que o administrador é aquele que representa o fundo junto à CVM e que faz todo o relacionamento com o cotista, como prestar informações relativas ao saldo das aplicações, valor do patrimônio líquido do fundo, valor das cotas e comportamento da carteira de ativos.
O custodiante, por sua vez, é o responsável pela liquidação física e financeira, bem como pela precificação de ativos financeiros do fundo. Já o escriturador é aquele que faz a atualização cadastral de logradouro, condição física e domicílio bancário de cotistas, entre outros. Confira a entrevista completa no vídeo acima.